Antes de qualquer discussão sobre os problemas enfrentados por estudantes de escolas públicas, precisamos nos ater na seguinte questão.
Elas são poucas, mas existem escolas públicas que mantém seus alunos diariamente nas mesmas e se comprometem a mostrá-los do que é capaz o ensino.
Apesar disso sabemos que infelizmente isso não é comum em sua maioria.
É neste sentido que a uma didática comprometida em fazer da escola um “espaço de construção do sujeito e da cidadania”. Mas, para isso será necessário primeiro saber qual o cotidiano da escola e qual a importância que a implementação deste projeto pode trazer aos alunos de escolas públicas sem estrutura adequadas ao real propósito dela, estimular a cultura e, sobretudo a construção de um ser humano mais social.
Geralmente vê-se e muito em escolas públicas, alunos e professores desestimulados, chegam às salas de aula forçados, sem a mínima vontade de aprender algo. Daí a evasão escolar. As formas de trabalhar do professor são também um agravante. Existe certo distanciamento professor/aluno que dificulta ainda mais a comunicação de ambos e conseqüentemente a falta de condições para o seu processo de formação.
A real importância dessa mudança na didática é a de provocar o surgimento de profissionais preparados, que vivenciaram situações e através delas obtiveram experiências tais que o fizeram cidadãos críticos e cheios habilidades, facilitando sua inserção na sociedade.
É lógico que serão necessárias condições dadas e estas abrange também o governo, para a concreta transformação no trabalho escolar.
Transformação esta que traz a relação entre a teoria e a prática. Já houve provas concretas de que a união destes conceitos causou uma grande revolução no ensino em geral.
A partir daí nota-se um interesse do aluno em freqüentar e principalmente participar do ambiente escolar, que lhe oferece um ensino adequado o fazendo sentir-se seguro e assim finalmente se desenvolver.
Imagens: Recicloteca, Internet
Dani:
ResponderExcluirPertenço à antiga maneira de ensinar: eu era obrigada a estudar, obrigada a fazer a lição de casa e por aí vai.No entanto essa repressão não me fez odiar o estudo, ao contrário, até hoje adoro estudar.Por que? Várias razões, mas gostaria de dizer que naquela época professores eram vistos como autoridade e eram muito respeitados, nos serviam de exemplo. A técnica pedagógica era adequada à época. Hoje professor é tratado feito lixo. Nem os governos nem a população os honram como merecem. Segundo: a pedagogia atual está totalmente distante e dissociada da realidade dos alunos atuais.Assim fica difícil eles gostarem do estudo e permanecerem na escola, não é?
Tá tudo errado, o ensino precisa de uma mudança já!
Pronto, desabafei. rsrs
abraços e parabéns