Farol de Santo Antônio, hoje mais conhecido como Farol da Barra, fica no litoral, pois já no século XVII, o porto de Salvador era um dos mais movimentados e importantes do continente, e o Forte auxiliava as embarcações que viam em busca do pau-brasil entre outros itens como o açúcar, o algodão, e o tabaco, tudo isso seria levado à Europa.
O forte teve sua primeira reforma a partir de 1696 recebendo um farol com uma lanterna de bronze envidraçada, sua luz era alimentada com óleo de baleia, segundo o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, o primeiro do Brasil e o mais antigo do continente (1698), daí passaram a se chamar Vigia da Barra ou Farol da Barra.
Logo depois em 6 de julho de 1832um farol fabricado na Inglaterra substitui o antigo. Este possuindo luz elétrica. Em 2 de dezembro de 1839, foi inaugurado o novo equipamento com alcance de 18 milhas náuticas.
Em sua torre de alvenaria à uma galeria guardando o Museu Náutico que mostra as histórias de navios naufragados na costa baiana a partir do século XV. A praia da Barra contém 200 metros e parece se dividir em duas partes. De um lado o mar é calmo e recomendado para banho, de outro o mar é agitado e possui ondas desejadas por surfistas.
Fonte: Wikipedia, Guia Turístico
Fotos: Férias.tur.br
Olá Dani querida !!!
ResponderExcluirÉ sempre bom saber mais um pouco sobre as belezas do nosso país ! Quem sabe um dia eu possa conhecer este lugar belíssimo !!
As fotos estão incríveis !
Grande beijo e boa semana !!! ;)
Realmente é muito bonito.
ResponderExcluirAinda não conheço Salvador, mas com certeza tenho muita vontade de conhecer.
Excelente post,
Eu estive no Farol da Barra quando fui a Salvador, há cerca de 6 anos. O lugar é lindo!
ResponderExcluirParabéns pela postagem!
Um abraço...
Como é belo. Não sei por que o Rio leva tanta fama de ser uma cidade maravilhosa (com tanta violencia nem dá, né?!), se existem outras cidades ainda mais belas.
ResponderExcluirAdorei as fotos!