Dengue. Comigo não se cria.
Podemos chamar de displicência o fato de pessoas ainda morrerem em grandes números por causa de um mosquito. São casos que podem ser evitados facilmente a prevenção da dengue depende, sobretudo, da população. O problema maior é que se um cuida de suas plantas, quintais e caixas d’água outros não se importam e esses outros parecem ser maioria.
Quando não podemos reverter uma situação de caos tudo bem. Mas especificamente neste caso nós podemos e devemos.
Existem dois tipos mais comuns de dengue: a Clássica e a Hemorrágica.
A clássica se manifesta com febre alta, dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, dor no abdômen, vômitos e algumas manchas vermelhas na pele, esses sintomas duram de 5 a 7 dias. É importante lembrar que em alguns casos não à sintomas, mesmo que a pessoa esteja com a doença. Todo cuidado é pouco principalmente em crianças. A febre pode chegar a 40°. Depois de todos esses sintomas da dengue clássica ainda pode-se sentir indisposição.
No caso da dengue hemorrágica, a mais grave, depois da febre geralmente a pressão arterial tende a cair gerando tontura e pode levar até a morte.
Nos seres humanos este vírus pode levar de 3 a 15 dias para aparecer.
Viu só quanta coisa causa este mosquitinho?
Ao contrário do que muitos pensam a dengue só é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti que também é infectado pelo vírus, nunca de pessoa para pessoa. A picada da fêmea é a responsável pela transmissão, pois ela se alimenta do sangue para colocar seus ovos.
Vamos dar um basta!
Imagem: internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá amigo(a),
comente sobre este texto, sua opinião é muito importante para nós.
Abraços apertados!