Já conhecemos o valor e a importância dos alimentos e sabemos o que é uma refeição equilibrada. No entanto, existem muitas pessoas que não se alimentam bem devido à sua ignorância. Em plena fartura, principalmente nas zonas rurais, alimentam-se incorretamente devido a superstições, tabus e crendices. Essas pessoas têm medo de misturar os alimentos, acreditando que isso faz mal.
As misturas são tão temidas, ao ponto de se condenar até a valiosa salada de frutas. Essas crendices tornam-se maiores exatamente com relação aos alimentos de maior valor nutritivo (leite, frutas, ovos). Acreditem que o leite e as frutas ingeridas em seguida um ao outro “envenenam” e podem até provocar a morte.
Há ainda outras crenças relacionadas com os alimentos tais como:
- cenoura faz cabelo ficar cacheado;
- açúcar produz lombrigas;
- banana de manhã é ouro, de tarde é prata, de noite mata.
Ora, um alimento não faz mal junto com outro. Se tal coisa ocorresse, o estômago deveria ter prateleiras para selecionar os diversos alimentos que ingerimos. Portanto se você passou mal e atribui esse fato à mistura de alimentos, verifique:
- a quantidade ingerida (é claro que estômago nenhum agüenta 1 litro de leite mais oito mangas sem reclamar);
- se o seu problema não é de cuca, isto é, você come determinado alimento já com medo de que ele lhe faça mal.
Fonte: texto Baseado no livro Lar & Vida de Inez Maciel Peixoto
Imagens: Internet
Imagens: Internet
Na verdade já ouvi muitas histórias de alimentos que não podem se misturar, inclusive com tabela de cores, pode uma coisa dessas?
ResponderExcluirkkkkkkkkkk
Anjo baianinha linda e encantadora que matéria bacana essa dos tabus alimentares, amei !!!
ResponderExcluirHá ainda outras crenças relacionadas com os alimentos tais como: - cenoura faz cabelo ficar cacheado. Vixe, entose eu já estou com meu cabelo mais do que cacheado rsrsrsrsrsrs...
bjs na alma e core menina encantadora!
Buenas Dani,
ResponderExcluirexcelente post. Sempre ouve-se falar de alimentos que não combinam, tem muita crendice por aí.
Bju
Paulo