A administração do lar compreende um tipo de estudo diferente daqueles que envolvem as ciências domésticas.
Ao invés de lidar simples, mente com ciência da nutrição, da puericultura, da decoração ou do vestuário, por exemplo, relaciona todos estes conhecimentos e mostra como colocá-los em funcionamento dentro do lar. Seu objetivo é conseguir satisfação na vida familiar e permitir a cada membro da família um ótimo desenvolvimento físico e mental.
Quando estudamos decoração, por exemplo, estudamos os vários estilos de móveis, suas linhas, sua função e técnicas de arranjo, as cores, sua composição, etc. administrando o lar, a dona de casa que possua estes conhecimentos, procura utilizá-los, mas os colocam na dependência de uma série de fatores, tais como o orçamento de sua família, seu tamanho, sua condição social, seus hábitos e seus desejos.
Faz perguntas de natureza prática e procura encontrar as decisões mais adequadas para cada caso particular.
Considerando o preço e o valor nutritivo de cada um, é preferível usar mais ovos ou mais carne na alimentação?
É melhor comprar um vestido mais caro ou dois vestidos mais baratos?
Estas são perguntas práticas que estão relacionadas a questões teóricas de cada uma das matérias que as abrangem. Não podem ser respondidas senão quando se tem uma perspectiva fora de cada matéria em particular e se considera os aspectos totais da vida da família.
Para administração do lar é necessário, portanto comparar constantemente as vantagens de uma coisa sobre a outra e decidir o que é melhor para cada caso em particular.
Administração é um processo mental através do qual planejamos, controlamos, avaliamos os recursos da família (tempo, energia, dinheiro, bens e facilidades da comunidade) para alcançarmos os objetivos.
Extraído de: apostila administração do Lar. Cetap – Betim
Imagens: Instante e sempre, Vocesa, Cesmael.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá amigo(a),
comente sobre este texto, sua opinião é muito importante para nós.
Abraços apertados!