Meus queridos companheiros

Pesquise Tudo no Blog

domingo, 27 de maio de 2012

10 Qualidades Valorizadas Pelo Mercado de Trabalho

Concorrido e sempre em fase de mudanças, o mercado de trabalho hoje exige muito dos candidatos, muitos por vezes injustiçados, por serem negros, obesos ou qualquer outra condição imposta pela empresa e que de certa forma transforma-se em preconceito.
As dificuldades são inúmeras, entre elas, quando escutamos a atrevida perguntinha, "tem experiência?" Isso para os jovens, é uma violência, pois se estão a procura da mesma, a pergunta torna-se inválida e lá vem o frio na barriga avisando: Já era!! Ao menos é assim para os mais de 80% de jovens desempregados no Brasil.


Mas podemos listar 10 dicas de como este mercado valoriza quem o busca.

Vejamos abaixo a lista que vale tanto para os homens quanto para as mulheres.

1. Iniciativa/Liderança: O LÍDER

 

Não esperar ordens para se mover. Fazer em primeiro lugar. Propor, sugerir, antecipar. Ter a habilidade para convencer e/ou motivar as pessoas a fazer algo, tanto por atos, quanto por palavras e exemplos. Proativo. Auto motivável.

 

2. Criatividade/Flexibilidade: O CRIATIVO 

 

Capacidade de criar coisas novas; espírito inventivo; olhar um assunto por vários ângulos. Estar preparado e predisposto para mudanças. Ser adaptável. Ouvir e procurar compreender a motivação dos outros.


3. Trabalho em equipe: O AGREGADOR

Gostar de trabalhar em grupo. Capacidade de se alinhar com pessoas que trabalham na mesma tarefa, ou que unem os esforços com um mesmo propósito. Ter o espírito de solidariedade que anima os membros de um mesmo grupo. Saber elogiar (pode ser em público) e saber repreender (sempre em particular).


4. Capacidade de aprender e de mudar: O APRENDIZ

Gostar de coisas novas, ser curioso. Capacidade de procurar as respostas por si mesmo. Observador. Buscar entender o porquê das coisas. Capacidade de modificar, transformar, converter seu comportamento em função de fatos novos.


5. Respeito à opinião alheia: O EDUCADO

Tratar alguém ou alguma coisa com cuidado, atenção, deferência; Ter consideração, reverência. Capacidade de entender motivações diferentes das suas. Aceitar a diversidade, a divergência e a variedade de opiniões e comportamentos. Saber ouvir. Não se irritar por bobagem.

6. Visão de cliente/qualidade: O SERVIDOR

Ter a visão de que a pessoa que compra ou usa um bem ou serviço entregue por você (dentro ou fora da empresa) é o principal mantenedor do seu emprego. Entender qualidade como a satisfação e superação das necessidades do cliente. Querer fazer sempre melhor.
7. Elegância no tratar e no agir: O ELEGANTE

Tratar as pessoas de modo íntegro, reto e ético. Demonstrar distinção na forma, na maneira, nos trajes. Saber escolher as palavras conforme a ocasião. Criar clima de respeito e colaboração. Ser uma pessoa “do bem”. Simpático, atencioso.


8. Assumir compromissos e cumpri-los: O CUMPRIDOR

Ter comprometimento. Saber se posicionar. Entender a importância de realizar a tarefa no tempo e com a qualidade prevista. Cumprir prazos. Ser confiável. Antecipar problemas que possam surgir. Não fugir da responsabilidade.


9. Experiência anterior/Conhecimento geral: O EXPERIENTE

Ter passado por situações similares. Saber reconhecer padrões. Conhecer modelos de processos, sistemas e organizações diversas. Gosta de ler e debater temas do momento. Conhecer e reconhecer estilos de pessoas. Ter a formação básica necessária.


10. Conhecimento para o cargo: O PREPARADO

Ter as informações e conhecimento para o desempenho das tarefas. Conhecer os manuais de procedimentos. Saber as normas e rotinas da empresa.
Vocês vão perceber que coloquei conhecimento para o cargo como o número 10. Se você tiver as outras nove, a décima você aprende rápido!


Depois detsa lista se ainda assim, você jovem, idoso a procura de emprego,  ou mesmo você empregador, não der valor aí o empregado muda de emprego, ou o empregador é imaturo demais para o cargo que lhe é conferido.

OBS: Busquem sempre se qualificar, leia muito, faça cursos profissionalizantes na sua área, e principalmente de informática, se informe, pesquise e sobretudo, quando fôr a uma empresa, nunca esqueça de pesquisar antes sobre a mesma, e boa sorte!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigo(a),
comente sobre este texto, sua opinião é muito importante para nós.
Abraços apertados!

Enquanto houver Jesus no coração, haverá Sorrisos, palavras de Carinho, gestos de Amor, Solidariedade e Respeito. Assim, sempre existirá o Natal.

cópias somente com autorização do autor

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test
myfreecopyright.com registered & protected

Categorias