Ainda em teste no Brasil a laqueadura de trompas é irreversível e feita em cinco minutos. O método é uma opção para portadores de doenças cardíacas graves, para quem a cirurgia e a gravidez sobrecarregariam o coração e para quem não pode ingerir anticoncepcionais.
A técnica consiste na colocação de um aparelho feito de titânio e níquel, chamado de Essure, projetado para ser introduzido nas trompas. Após três dias forma-se uma fibrose, espécie de reação de rejeição ao corpo estranho presente na trompa.
Ela acaba funcionando como um obstáculo que impede o óvulo de alcançar o local onde se encontraria com o espermatozoide.
Os testes estão sendo feitos em São Paulo e no rio de Janeiro, nos demais Estados do país, estão presentes somente em algumas clínicas particulares, porém já há entre a fabricante e o governo brasileiro uma negociação para estender este tratamento em hospitais públicos.
Os especialistas acreditam que o método tem bom potencial para ser usado em programas de planejamento familiar sua adoção diminuiria a fila de espera segundo um dos médicos.
Informação retirada da Revista Isto É, por Monique Oliveira
Para melhor visualização da imagem clique sobre ela.
I
Não são 3 dias e sim 3 meses.
ResponderExcluir