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segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Porções de Alimentos


Refeição equilibrada ou balanceada é aquela que contém todos os nutrientes necessários à saúde. São eles: vitaminas, proteínas, sais minerais, hidratos de carbono, gorduras e água.
No entanto, em nossas refeições, é muito comum usarmos maior quantidade de alimentos ricos em Hidratos de Carbono. Em geral. Há pouca quantidade de alimentos protéiticos e que contenham vitaminas e sais minerais. No planejamento de refeições, é correto que consideremos, além do equilíbrio nutritivo, a porção, isto é, a quantidade mínima de alimentos de que precisamos diariamente.
A porção de alimentos varia de pessoa para pessoa, para mais ou para menos, dependendo dos seguintes fatores:
- idade: adultos comem mais que as crianças.
-tipo de trabalho: o camponês tem mais apetite que um bancário.
- estado de saúde: as pessoas doentes alimentam-se menos que as sadias.
-sexo: em geral, as mulheres comem menos.
-clima: no verão, tem-se menos fome e as refeições leves já são satisfatórias. Observa-se também se o alimento será usado puro ou em combinação com outros. A porção de cada alimento será menor nas saladas de frutas ou maioneses, por exemplo.
O objetivo principal do cálculo das porções é, portanto, equilibrar a quantidade dos diversos alimentos que se deve ingerir diariamente evitando ao mesmo tempo a falta ou sobra exorbitante dos mesmos.
As porções representam a quantidade mínima de alimentos que se deve ingerir por dia, podendo ser alteradas pelos fatores que já vimos anteriormente.
Porções de alimentos mais comuns
Carne limpa, sem osso (bife)----------------------------------------100g
Carne cozida-----------------------------------------------------------60 a 85g
Carne c/ osso----------------------------------------------------------120 a 130 g
Fígado------------------------------------------------------------------85 g
Feijão cru--------------------------------------------------------------1/4 x. chá
Arroz cru---------------------------------------------------------------1/3 x. chá
Arroz cozido-----------------------------------------------------------100g
Macarrão----------------------------------------------------------------30 a 40 g
Batata--------------------------------------------------------------------150 g
Queijo--------------------------------------------------------------------30 g
Leite----------------------------------------------------------------------1 copo
Pão------------------------------------------------------------------------30 g
Doces---------------------------------------------------------------------60 g
Hortaliças cruas----------------------------------------------------------50 a 60 g
Hortaliças cozidas--------------------------------------------------------1/2 x. chá
Frutas-----------------------------------------------------------------------1 média
Suco de frutas--------------------------------------------------------------1/2 x.




Tabela extraída do folheto Planejamento de Refeições de Marlene Nogueira Fontenelle – UFV – Viçosa – MG e de projetos de alunas mestras de Educação para o lar – Cetap.



3 comentários:

  1. OLÁ DANI.

    Parabéns eplo seu blog.

    Realmente saúde é o que interessa!

    Estou lhe convidando para visitar meu blog de humor: HUMOR EM TEXTO.

    A crônica desta semana é :"INIMIGOS CORDIIAS".

    O primeiro parágarfo é este:

    " Nunca se deram , porém como manda a boa norma de convivência social, suportavam-se pois, eram cunhados e assim deveriam caminhar as coisas, com elegância e sem maiores baixarias".

    Quem sabe você goste.

    Estou lhe esperando, combinado?

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  2. Olá querida !!!

    Interessantíssimo o texto e muito útil esta tabela para nos auxiliar a ter uma alimentação equilibrada !
    Obrigada por compartilhar !!

    Um beijão !! :)

    ResponderExcluir
  3. ter uma alimentação equilibrada é muito importante com os nutrientes que precisamos e nas porções certas, não extrapolar e nem comer muito pouco.
    parabens pelo post!

    se quiser, visite meu blog http://artegrotesca.blogspot.com
    abs

    ResponderExcluir

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