Meus queridos companheiros

Pesquise Tudo no Blog

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Crédito

Crédito significa confiança. Nos dias atuais usa-se muito vender a crédito, principalmente nos grandes estabelecimentos comerciais. A mercadoria é comprada para ser paga no futuro. Esse pagamento é feito em prestações mensais que devem variar de três a dez meses, ou até mais a depender da situação do cidadão. É preciso lembrar, no entanto, que, à medida que se aumenta o prazo do pagamento, aumenta também o prazo do pagamento, aumenta também o preço da mercadoria adquirida, devido aos juros e correção monetária que são automaticamente acrescidos às prestações.
Uma pessoa para ter crédito, precisa demonstrar que sabe assumir seus compromissos e que merece a confiança nela depositada.
O crédito representa a crença que uma pessoa tem em outra, de entregar-lhe dinheiro, mercadorias ou presta-lhes serviços sob a promessa de pagamento futuro.
Vantagens do crédito
- permite que a mercadoria desejada seja adquirida, quando dela se necessita.
- possibilita a resolução mais rápida de situações de emergência.
- oferece maiores oportunidades de planejamento de gastos, evitando desembolsar grandes quantias de uma só vez.
- permite que a pessoa usufrua de bens mas duráveis (televisão, casa, varro) mais rapidamente do que se ela fosse ajuntar primeiro todo o dinheiro necessário, para a compra desses bens.
- aponta os bons ou maus pagadores.
Desvantagens do crédito
- o crédito permite, muitas vezes, que o comerciante exagere nos acréscimos, o que nos passa desapercebido.
- algumas pessoas abusam do crédito, emitindo cheques sem fundos, não pagando seus credores o que resulta em desequilíbrio para ambas as partes.
- nas compras a crédito, pagamos sempre mais caro. Por isso, às vezes, compensa esperarmos um pouco mais para a aquisição de uma mercadoria do que comprá-la a prazo, mas por um preço exorbitante.
- o crédito leva as pessoas a se acostumarem com um padrão de vida mais elevado do que realmente possuem, porque elas passam a consumir bens desnecessários.
Conclusão: o crédito é muito importante, desde que usemos com cautela. Ele compromete o dinheiro que ainda não ganhamos. E com a crise econômica e o desemprego, é melhor lançar mão desse recurso somente nos casos mais necessários.

Imagem: Derio negro.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigo(a),
comente sobre este texto, sua opinião é muito importante para nós.
Abraços apertados!

Enquanto houver Jesus no coração, haverá Sorrisos, palavras de Carinho, gestos de Amor, Solidariedade e Respeito. Assim, sempre existirá o Natal.

cópias somente com autorização do autor

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test
myfreecopyright.com registered & protected

Categorias