Meus queridos companheiros

Pesquise Tudo no Blog

sábado, 30 de outubro de 2010

Ansiedade - Trasntorno de Ansiedade Social

A característica essencial do Transtorno de Ansiedade Social é um medo acentuado e persistente de situações sociais ou de desempenho, nas quais o indivíduo sente-se muito constrangido. A exposição a situação social ou de desempenho provoca, na maioria dos casos, uma resposta imediata de ansiedade.

As pessoas com TAS percebem que seu medo é excessivo ou irracional. É comum que a situação social ou de desempenho seja evitada, embora às vezes seja suportada com grande sofrimento e irá interferir significativamente na rotina diária, no trabalho ou na vida social.

O medo de sentir um intenso constrangimento pode estar relacionado a diversas ações ou situações, como falar, comer, beber, ou escrever em público, o que fará com que o indivíduo as evite.
Sintomas de ansiedade com palpitações, tremores, suor excessivo, desconforto no estômago ou intestino, diarréia, tensão muscular, rubor facial e confusão estão comumente presentes e, em alguns casos, esses sintomas podem ser idênticos a um AP. também estão relacionados ao TAS: pouca tolerância a críticas, avaliações negativas ou rejeição, dificuldade em ser afirmativo e baixa auto estima ou sentimento de inferioridade.

O transtorno parece ser igualmente comum em homens e mulheres.

O TAS tipicamente se inicia em uma fase intermediária da adolescência, às vezes após uma história de inibição social ou timidez na infância. Alguns indivíduos relatam um início em uma fase precoce da infância. O início pode ocorrer abruptamente após uma experiência estressante ou humilhante, ou pode ser lento e progressivo. A gravidade dos comprometimentos pode oscilar de acordo com as exigências da vida.

 Fonte: Associação Brasileira de Psiquiatria
Imagens: Internet 

Um comentário:

  1. Olá Dani !!!

    Mais um excelente texto !!
    Sou apaixonada por psicologia e leio tudo que aparece pela frente sobre o assunto !
    Muito boa a sua iniciativa de nos informar sobre estes transtornos, muitas pessoas nem sabem que os possuem, mantendo o sofrimento sem buscar ajuda profissional, por pura falta de informação.

    Um enorme abraço !

    ResponderExcluir

Olá amigo(a),
comente sobre este texto, sua opinião é muito importante para nós.
Abraços apertados!

Enquanto houver Jesus no coração, haverá Sorrisos, palavras de Carinho, gestos de Amor, Solidariedade e Respeito. Assim, sempre existirá o Natal.

cópias somente com autorização do autor

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test
myfreecopyright.com registered & protected

Categorias