Meus queridos companheiros

Pesquise Tudo no Blog

sábado, 25 de setembro de 2010

Farol da Barra / Salvador - Bahia



Farol de Santo Antônio, hoje mais conhecido como Farol da Barra, fica no litoral, pois já no século XVII, o porto de Salvador era um dos mais movimentados e importantes do continente, e o Forte auxiliava as embarcações que viam em busca do pau-brasil entre outros itens como o açúcar, o algodão, e o tabaco, tudo isso seria levado à Europa.
O forte teve sua primeira reforma a partir de 1696 recebendo um farol com uma lanterna de bronze envidraçada, sua luz era alimentada com óleo de baleia, segundo o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, o primeiro do Brasil e o mais antigo do continente (1698), daí passaram a se chamar Vigia da Barra ou Farol da Barra.

Logo depois em 6 de julho de 1832um farol fabricado na Inglaterra substitui o antigo. Este possuindo luz elétrica. Em 2 de dezembro de 1839, foi inaugurado o novo equipamento com alcance de 18 milhas náuticas.
Em sua torre de alvenaria à uma galeria guardando o Museu Náutico que mostra as histórias de navios naufragados na costa baiana a partir do século XV. A praia da Barra contém 200 metros e parece se dividir em duas partes. De um lado o mar é calmo e recomendado para banho, de outro o mar é agitado e possui ondas desejadas por surfistas.


Fonte: Wikipedia, Guia Turístico
Fotos: Férias.tur.br 

4 comentários:

  1. Olá Dani querida !!!

    É sempre bom saber mais um pouco sobre as belezas do nosso país ! Quem sabe um dia eu possa conhecer este lugar belíssimo !!
    As fotos estão incríveis !

    Grande beijo e boa semana !!! ;)

    ResponderExcluir
  2. Realmente é muito bonito.
    Ainda não conheço Salvador, mas com certeza tenho muita vontade de conhecer.
    Excelente post,

    ResponderExcluir
  3. Eu estive no Farol da Barra quando fui a Salvador, há cerca de 6 anos. O lugar é lindo!

    Parabéns pela postagem!

    Um abraço...

    ResponderExcluir
  4. Como é belo. Não sei por que o Rio leva tanta fama de ser uma cidade maravilhosa (com tanta violencia nem dá, né?!), se existem outras cidades ainda mais belas.

    Adorei as fotos!

    ResponderExcluir

Olá amigo(a),
comente sobre este texto, sua opinião é muito importante para nós.
Abraços apertados!

Enquanto houver Jesus no coração, haverá Sorrisos, palavras de Carinho, gestos de Amor, Solidariedade e Respeito. Assim, sempre existirá o Natal.

cópias somente com autorização do autor

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test
myfreecopyright.com registered & protected

Categorias