Meus queridos companheiros

Pesquise Tudo no Blog

domingo, 26 de setembro de 2010

Lagoa do Abaeté / Salvador - BA

 Constituída de água doce e rodeada por dunas imensas e de areias alvíssimas a lagoa do Abaeté se localiza ao centro da Área de Proteção Ambiental do Parque Metropolitano da Lagoa e Dunas do Abaeté no bairro de Itapuã.
Muitas são as lendas criadas em torno da lagoa por ter águas escuras. Uma das mais famosas é que existe um misterioso monstro que engole as pessoas que nadam até o meio. O que aumentava ainda mais o medo dos visitantes eram os afogamentos que aconteciam fortalecendo ainda mais a lenda.
No final de 1970, veio à construção do Aeroporto Internacional, o que melhorou o acesso. Com isso vieram os moradores os quais produziram ocupações irregulares devastando as dunas, retirando as areias da lagoa para a construção de suas casas. Para conter esta ação predatória criou-se o APA (Área de Proteção Ambiental), voltada para proteção ambiental, riquezas que estejam inseridas dentro de um contexto de ocupação humana.
 
A Lagoa hoje passa por momentos difíceis em termos de segurança e higiene, da última vez em que estive lá no começo deste ano vigente de 2012, pude ver dois policiais cavalgando e cuidadndo da segurança no local, mais ainda não é o suficiente, devido ao tamanho e a mata ao redor da mesma.
Também vi lixo na beira das águas, embalagens de biscoito, balas e garrafas de água mineral.
Este problema já deve partir da sociedade, tanto moradores quanto visitantes. 
As águas são calmas e continua escura e rodeada pela areia branca, apesar do mau trato, recentemente havia um cavalo tomando banho dentro da lagoa.
Precisamos nos conscientizar de que estamos perdendo um dos mais belos cartões postais e que oferece um imenso espaço de lazer e onde há um acervo oferecido pela Casa da Música da Bahia, onde também se encontra a réplica da fubica de Dodô e Osmar que se transformou no Trio Elétrico.
Para ir até a Lagoa, sugere-se a companhia de policiais, os quais já deveriam estar lá.
Por enquanto os moradores do local estão se quixando e já chamaram a imprensa, mais o governo ainda não se posicionou quanto a isso.
 


Fonte: Wikipédia, Embrapa, Rota Tropical.
Observações: Dani Sans

7 comentários:

  1. "No Abaeté tem uma lagoa escura,
    Arrudeada de areia branca
    Oi de areia baranca
    Oi de areia branca..."
    Dorival Caymmi
    É isso aí!
    Belo post.
    Um abração.

    ResponderExcluir
  2. Buenas Dani,

    lugar ótimo para se visitar, ainda não tive a oportunidade.

    Bju

    Paulo

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente linda! Uma pérola da Natureza!

    Tinha que ser na Bahia!

    Um beijão, Dani...

    ResponderExcluir
  4. e um lugar lindo e maravilhoso visitei muitas vezes.

    ResponderExcluir
  5. Um tesouro que necessita ser resgatado, uns dos lugares mais lindos de Salvador...Atualmente muitas ações culturais tem sido feitas pelo Projeto Viva o Abaeté, e casa da Música, junto a APA...

    ResponderExcluir
  6. lugar lindo ! cheio de ladrão sem atenção do poder público.

    ResponderExcluir
  7. eu moro bem pertinho da lagoa do abaete e da casa da musica passso todo dia pela ladeira do abaete para ir pra escola. mas nao tenho coragem de passar por la tenho medo de ser roubada.

    ResponderExcluir

Olá amigo(a),
comente sobre este texto, sua opinião é muito importante para nós.
Abraços apertados!

Enquanto houver Jesus no coração, haverá Sorrisos, palavras de Carinho, gestos de Amor, Solidariedade e Respeito. Assim, sempre existirá o Natal.

cópias somente com autorização do autor

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test
myfreecopyright.com registered & protected

Categorias