Meus queridos companheiros

Pesquise Tudo no Blog

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Quadro negro

Se para Monteiro Lobato um país se faz de homens e livros, para os governantes não poderia ser diferente. 

O papel da leitura na formação de um indivíduo é de notória importância. Basta-nos observar a relevância da escrita até mesmo na marcação histórica do homem, que destaca por tal motivo a pré-história.

Em uma esfera mais prática pode-se perceber que nenhum grande pensador fez-se uma exceção e não deixou seu legado através da escrita dos seus livros das anotações. Exemplos não são escassos: de Aristóteles a Nietesehe, de Newton a Ohm, sejam pergaminhos fossilizados ou produções da imprensa de Gutemberg, muito devemos a esses escritos. 

Desta forma, iniciarmos o nosso processo de transformação adquirindo tamanha produção intelectual que nos é disponibilizada.
A aquisição de idéias pelo ser humano apresenta um grande efeito colateral:
A reflexão. A leitura é capaz de nos oferecer o poder de questionar, sendo a mesma freqüente em nossas vidas. 

Outrossim, é impossível que a nossa visão do mundo ao redor não se modifique com essa capacidade adquirida.
Embora a questão e a dúvida sejam de extrema importância a um ser pensante, precisam ter um curto prazo de validade. A necessidade de resposta nos é intrínseca e gera novas idéias, fechando, assim, um circulo vicioso, o qual nos integra e nunca terminamos de transformar e sermos transformados.
A leitura é a base para o desenvolvimento e a integração na sociedade e na vida, porquanto viver não é apenas respirar. 
Pensando: se Descarte estiver certo é preciso pensar. Pensando, podemos mudar o quadro negro do país e construir o Brasil de Monteiro Lobato: quadro negro apenas na sala de aula, repleto de idéias pensamentos autores repleto de transformação e de vida. 
Hoje o quadro negro é lousa, mas a idéia é a mesma.





Imagens:Internet

Um comentário:

  1. Olá Dani querida!
    A leitura é um horizonte que se abre, trazendo riquezas pessoais imensas através do conhecimento adquirido. Saber pensar e pensar com coerência, com certeza faria uma grande diferença nesse quadro negro. Se o povo soubesse a pensar e cultivasse o hábito de ler, sua memória não seria curta....seria investigativa e curiosa e, desta forma, elegeria pessoas no poder que pudessem fazer jus a essa "fome" intelectual. Mas, enquanto isso é apenas um sonho, vamos riscando de giz essa parede mal conservada.
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir

Olá amigo(a),
comente sobre este texto, sua opinião é muito importante para nós.
Abraços apertados!

Enquanto houver Jesus no coração, haverá Sorrisos, palavras de Carinho, gestos de Amor, Solidariedade e Respeito. Assim, sempre existirá o Natal.

cópias somente com autorização do autor

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test
myfreecopyright.com registered & protected

Categorias