Meus queridos companheiros

Pesquise Tudo no Blog

quinta-feira, 29 de março de 2012

Aniversário de Salvador

 Salvador faz aniversário em 29 de Março, foi fundada em 1549, mas já era habitada por índios que  não gostavam de Pereira Coutinho por causa de sua crueldade e arrogância, este chegou na região como primeiro donatário em 1536, Francisco Pereira Coutinho foi alvo de muitas revoltas indigenas e por isso foi retalhado e servido numa festa. A partir daí, chega os 29 de março de 1949, data que marca a chegada de Tomé de Souza e sua comitiva em seis embarcações, nasce Salvador já capital e maior cidade das Américas.
A cidade foi invadida pelos holandeses em 1598 e no final do século XVII a Bahia se tornou o maior exportador de açúcar no mundo.

Até 1763 a cidade foi capital do país e sede da administração colonial.
Em 1809, foi inaugurado o Teatro São João, onde um de sus frequentadores foi Castro alves proferindo suas poesias líricas e abolicionistas. Em 1835 ocorre a revolta dos escravos muçulmanos, conhecida como Revolta dos Malês.

O nome Soteropolitanos, vem da tradução do nome da cidade para o Grego, Soterópolis( Σωτήρ ("salvador") e πόλις ("cidade").
É o município mais populoso do Nordeste, tem o maior percentual de negros fora da África, sede de grandes empresas nacionais e internacionais.
Salvador foi tida poor muitos anos como a capital de gente preguiçosa, devido a negação de negros a trabalhar, estes passavam fome, e eram submetidos a torturas como chicotadas e viviam acorretados, sem água e sem banho. então muitos europeus e donatários, quando viajavam em busca de mais terras, onde chagavam diziam ser os negros gente preguiçosa e que não gostavam de trabalhar.

A luta dos soteropolitanos continua até hoje, não por independência, mas, agora por melhores condições de vida para a maioria dos habitantes.
A capital é hoje a terceira maior, exatamente devido aos trabalhos e esforço de seus moradores.


Abrigando gente de muitos estados do Brasil, ela cresceu de forma assustadora, hoje com 463 anos, é cheia de contrastes sociais. em termos de economia, muito para poucos e pouco para muitos, sua beleza natural sendo destruída em conta-gotas como a Lagoa do Abaeté,  e a luta para que o Plano de Desenvolvimento da cidade seja concluido o mais rápido possível. Os benefícios seriam inúmeros, não fosse a estagnação de Governo e Prefeitura, incluindo aí os seus administradores.

O povo soteropolitano também precisa acordar e reagir, assim, como Estado que somos, poderemos vencer estes obstáculos constantes em nosso dia - dia.

Veja fotos da cidade nos seguintes links:

 http://toatentaimagem.blogspot.com.br/2010/09/salvador-ba-fotos-do-comeco.html
 http://toatentaimagem.blogspot.com/



Fonte: Livros de hitória.
fotos: Pessoais e Internet.


2 comentários:

  1. Boa tarde bonito blog parabéns abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando, muito obrigada, bom saber que meus amigos visitantes gostam do ambiente isso é tão importante quento o contúdo, volte mais vezes e seja bem-vindo!!

      Abraços!!

      Excluir

Olá amigo(a),
comente sobre este texto, sua opinião é muito importante para nós.
Abraços apertados!

Enquanto houver Jesus no coração, haverá Sorrisos, palavras de Carinho, gestos de Amor, Solidariedade e Respeito. Assim, sempre existirá o Natal.

cópias somente com autorização do autor

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test
myfreecopyright.com registered & protected

Categorias