Tanto nas cidades maiores quanto nas do interior, pode-se aproveitar quase tudo em matéria de alimentação. Para isso, basta um pouco de imaginação e senso econômico, tão importante em nossos dias.
Aproveitamento de folhas verdes
Vejamos algumas delas:
A) Folhas novas de chuchu e abóbora: também conhecidas como “cambuquira”, essas folhinhas podem ser feitas refogadas com o talo, cozinhando-se mais tempo que a couve. Serve-se com angu.
B)
Folhas de quiabeiro: ficam saborosas quando usadas em picadinhos de carne para comer com feijão e angu.
C)
Folhas de batatas: lavá-las, cortá-las e fazê-las como almeirão. Usadas também em sopas.
D)
Folhas de nabo: apetitosas quando cozidas no caldo de feijão.
E)
Broto de bambu: muito saboroso quando cortado em rodelas e feito com palmito. É importante que o brotinho seja novo e ainda branco.
F) Ora-pro-nóbis: nasce e desenvolve-se em qualquer terreno. É gostoso feito picadinho com angu, mexido com ovos e servido com tomate, angu e costelinha de porco.
Obs:. Todas essas folhas representam fontes ricas em sais minerais e vitaminas.
Aproveitamento da casca do ovo
Nas famílias onde os membros são mais numerosos, ocorrem muitos problemas financeiros. É dispendioso para um pai de família compar os alimentos necessários ao sustento, sobretudo o leite, que é de vital importância para a saúde, mas muito caro.
Assim, acontecem vários problemas, principalmente com as crianças. Entre eles, o enfraquecimento e a má formação dos ossos e dentes é o mais comum, por falta de cálcio no organismo infantil. Portanto, caso o leite seja escasso ou falte, deve-se lançar mão de um recurso: o cráscimo do pó de casca de ovo aos alimentos. Ele representa uma fonte riquíssima de cálcio e pode ser assim obtido: lave bem as cascas de ovos e seque-as ao sol. Coloque depois no forno quente, durantre 10 minutos para matar os micróbios. Moa-as depois, em moinhos de café ou liquidificador. Passe esse pó por peneira bem fina e guarde num vidro com tampa.
Como usar o pó:
O pó da casca do ovo poderá ser acrescentado às sopas, sucos, vitaminas ou leite. Meia colherinha para cada criança ou gestantes.
Sobras de alimentos
Com o elevado preço dos gêneros alimentícios, é necessário economizar de todo modo possível. O desperdício é imperdoável as sobras poderão ser aproveitadas assim:
- arroz: nas sopas, bolinhos, recheios.
- carne assada: transformada em farofa, croquetes, bolinhos.
- legumes cozidos: juntá-los às sopas ou transformá-los em bolos.
- peixe e galinha: em recheios, croquetes, bolinhos ou misturados às batatas num refogado.
- pão: torradas, farinhas, pudins.
- leite: se talhou aproveitar com açúcar para fazer doce ou para bolo de fubá.
- feijão: tutu, mexido, sopa de feijão, salada, feijão tropeiro.
- mandioca: fritar, fazer bolinho ou rosca. Cozida. Servir com melado ou açúcar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá amigo(a),
comente sobre este texto, sua opinião é muito importante para nós.
Abraços apertados!