Uma das maiores atrações turísticas de Salvador na Bahia é o mercado modelo. Fundado em 1912 ele se localiza no bairro do Comércio, fazendo companhia a outros grandes monumentos da cidade como o Elevador Lacerda.
Por dentro ele revela inúmeras mercadorias da cidade, são artesanatos e objetos que contam a história da cidade. Ao procurar lembranças da Bahia, lá é o lugar certo. São 263 lojas e dois tradicionais restaurantes de culinária baiana, entre bares e botecos.
Diante do mar e visinho do pelourinho, foi criado na intenção de um Centro de abastecimento na Cidade Baixa, pois a cidade não tinha.
Em 1969, um incêndio violento tornou necessária a demolição do prédio e em 1861 foi reconstruído mantendo o estilo neoclássico do século XIX. Foi tombado pelo (IPHAN) – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
As rodas de samba e capoeira são tradicionais, numa outra entrada do mercado que dá para o mar, mas, não é só isso, ele esconde no subsolo curiosidades como túneis utilizados para estocagem de produtos, porém existem também lendas de que o local servia para guardar escravos recém chegados. Alguns dizem ouvir as correntes dos escravos que lá estiveram.
Uma coisa é certa o lugar apesar de cheio de cultura é sinistro.
Para ver mais fotos do Mercado Modelo, visite o Toatentaimagem e confira.
Fonte: Guia Turístico
Fotos: Dani Sans; Internet
Amiga, adorei fazer esse passeio turístico virtual! rsrsrs. Nossa aqueles túneis parecem cenas de filmes!
ResponderExcluirVem cá, vou aproveitar e te conhecer um pouco mais, rsrsrs...
Você joga capoeira? Você é daquelas que curte o Axé music?
É que você tem uma carinha de estudiosa, tranquila, uma pessoa mais culta, que é mais caseira. Bom isso, é a impressão que eu tenho. rsrsrs.
Bjs.
Quem fundou o mercado modelo?
ResponderExcluirOlá Anônimo?
ExcluirNão existe um fundador do Mercado Modelo, na verdade não existe um nome preciso para quem construiu, a idéia de fazer o Mercado veio da necessidade de um centro de abastecimento para a cidade. Para receber, cereais, animeis e tudo que viesse de fora, então foi construído este local, que era localizado um pouco mais à frente de onde se encontra hoje, antes ele ficava a 3 metros dali, onde hoje tem um monumento de Mário Cravo, pois houve um incêndio no local. Até hoje ele se encontra onde vêmos hoje, na mesma praça, porém à 3 metros. Mas um nome para um cponstrutor do memo ,não têm, a idéia foi de quem atravessava a baia e de quem recebia estes produtos e objetos.
Abraços!