Meus queridos companheiros

Pesquise Tudo no Blog

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O Mercado Modelo e Seus Mistérios


Uma das maiores atrações turísticas de Salvador na Bahia é o mercado modelo. Fundado em 1912 ele se localiza no bairro do Comércio, fazendo companhia a outros grandes monumentos da cidade como o Elevador Lacerda.
Por dentro ele revela inúmeras mercadorias da cidade, são artesanatos e objetos que contam a história da cidade. Ao procurar lembranças da Bahia, lá é o lugar certo. São 263 lojas e dois tradicionais restaurantes de culinária baiana, entre bares e botecos.
Diante do mar e visinho do pelourinho, foi criado na intenção de um Centro de abastecimento na Cidade Baixa, pois a cidade não tinha.

Em 1969, um incêndio violento tornou necessária a demolição do prédio e em 1861 foi reconstruído mantendo o estilo neoclássico do século XIX. Foi tombado pelo (IPHAN) – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.


Mas, ainda houve aproximadamente cinco incêndios envolvendo o Mercado Modelo, até que foi submetido a uma extensa e minuciosa reforma em 1984, reforçando a prevenção contra incêndios. 

As rodas de samba e capoeira são tradicionais,  numa outra entrada do mercado que dá para o mar, mas, não é só isso, ele esconde no subsolo curiosidades como túneis utilizados para estocagem de produtos, porém existem também lendas de que o local servia para guardar escravos recém chegados. Alguns dizem ouvir as correntes dos escravos que lá estiveram.











Uma coisa é certa o lugar apesar de cheio de cultura é sinistro.



Para ver mais fotos do Mercado Modelo, visite o Toatentaimagem e confira.



Fonte: Guia Turístico
Fotos: Dani Sans; Internet


3 comentários:

  1. Amiga, adorei fazer esse passeio turístico virtual! rsrsrs. Nossa aqueles túneis parecem cenas de filmes!
    Vem cá, vou aproveitar e te conhecer um pouco mais, rsrsrs...
    Você joga capoeira? Você é daquelas que curte o Axé music?
    É que você tem uma carinha de estudiosa, tranquila, uma pessoa mais culta, que é mais caseira. Bom isso, é a impressão que eu tenho. rsrsrs.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Quem fundou o mercado modelo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo?
      Não existe um fundador do Mercado Modelo, na verdade não existe um nome preciso para quem construiu, a idéia de fazer o Mercado veio da necessidade de um centro de abastecimento para a cidade. Para receber, cereais, animeis e tudo que viesse de fora, então foi construído este local, que era localizado um pouco mais à frente de onde se encontra hoje, antes ele ficava a 3 metros dali, onde hoje tem um monumento de Mário Cravo, pois houve um incêndio no local. Até hoje ele se encontra onde vêmos hoje, na mesma praça, porém à 3 metros. Mas um nome para um cponstrutor do memo ,não têm, a idéia foi de quem atravessava a baia e de quem recebia estes produtos e objetos.

      Abraços!

      Excluir

Olá amigo(a),
comente sobre este texto, sua opinião é muito importante para nós.
Abraços apertados!

Enquanto houver Jesus no coração, haverá Sorrisos, palavras de Carinho, gestos de Amor, Solidariedade e Respeito. Assim, sempre existirá o Natal.

cópias somente com autorização do autor

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test
myfreecopyright.com registered & protected

Categorias