Meus queridos companheiros

Pesquise Tudo no Blog

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Juventude Vulnerável à Violência Urbana

JUVENTUDE X VIOLÊNCIA

PARTE III

O Pronasci atua no sentido de levar o Estado a regiões onde, tradicionalmente, ele tem se mostrado ausente.
O índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência (IVJ-Violência) fez uma pesquisa de opinião com jovens de 31 municípios brasileiros. O indicador confirma que aqueles que residem em domicílios com assentamentos precários, caso de favelas, são mais expostos à violência.
O IVJ-Violência também chama a atenção para o fato de os municípios que menos investem em segurança pública serem exatamente aqueles que mais expõem os jovens à violência. É relevante lembrar que segundo estudos recentes, União, Distrito Federal e Estados gastaram cerca de R$ 40 bilhões, em 2008, com segurança pública.
Já o levantamento realizado pelo Instituto Datafolha com 5.182 jovens de 12 a 29 anos de 31 municípios selecionados em 13 Estados, constatou que quase um terço da população jovem sofre presença constante da violência em seu cotidiano. Apesar dessa dura realidade, quase 58% dos jovens participam de algum tipo de mobilização comunitária.
Dos jovens entrevistados, 31% admitem ter facilidade para obtenção de armas de fogo. Além disso, 64% dos entrevistados são expostos a algum risco ou história de violência e costumam ver pessoas (não policiais) portando armas; e metade da população jovem declara presenciar violência policial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigo(a),
comente sobre este texto, sua opinião é muito importante para nós.
Abraços apertados!

Enquanto houver Jesus no coração, haverá Sorrisos, palavras de Carinho, gestos de Amor, Solidariedade e Respeito. Assim, sempre existirá o Natal.

cópias somente com autorização do autor

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test
myfreecopyright.com registered & protected

Categorias