Meus queridos companheiros

Pesquise Tudo no Blog

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Juventude x Violência Urbana

PARTE II

Observa-se, portanto, que o impacto das mortes por homicídio não é homogênio na população como um todo. A vítima de homicídio no brasiltem um perfil bem definido: costuma ser jovem, de sexo masculino, pele negra e mora em áreas marcadas pela exclusão socioeconômica consequentemente causada pela precária presença do Estado, com destaque para municipalidades com alta proporção de população urbana. Esses dados, por si só, indicam a importância da atenção do poder público e da sociedade.
Os gastos municipais com Segurança Pública segundo Indice de Vulnerabilidade Juvenil à violência só em 2006 chegaram à R$ 14.450 em municípios com mais de 100 mil habitantes. Fonte:instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. IBGE
Quase 58% dos jovens participam de algum tipo de mobilização comunitária, sendo que a muitos deles estão na categoria time ou grupo de prática esportiva com 80% seguida de:
Associação religiosa 0,3%, Projeto social 21,1%, ONGs 8,8%, Torcida organizada 19,4%, Partido político 9,8%, Associação de moradores 17,7%.
Fonte:Ministério da Justiça/Secretaria Nacional de Segurança Pública;Instituto de Pesquisas Datafolha.Pesquisa realizada entre junho e julho de 2009, 2.658 respondentes.
O pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), foi criado com um pressuposto de que a solução da criminalidade e da violência depende da integração dos poderes públicos e de setores sociais, inclusive de distintas áreas.
Um dos públicos-alvo do Pronasci são os jovens com idade entre 15 e 24 anos, por serem mais expostos a violência, seja como agressor ou como vítima.
Estes mesmos jovens são o foco de projetos sociais que dão apoio com a formação de cidadania por meio de atividades culturais, esportivas, educacionais e profissionalizantes. Tornando assim estes jovens inclusos, de uma certa forma, na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigo(a),
comente sobre este texto, sua opinião é muito importante para nós.
Abraços apertados!

Enquanto houver Jesus no coração, haverá Sorrisos, palavras de Carinho, gestos de Amor, Solidariedade e Respeito. Assim, sempre existirá o Natal.

cópias somente com autorização do autor

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test
myfreecopyright.com registered & protected

Categorias