Meus queridos companheiros

Pesquise Tudo no Blog

terça-feira, 13 de julho de 2010

Até que ponto a arte pode mudar a vida das pessoas?


 Em preto e branco, olha os detalhes. Como poderia me privar de mostrar estes trabalhos aqui?
Vou considerar como um presente à mim, que faço niver daqui à dois dias e a todos àqueles que gostam e admiram a arte, como um todo.
Dentre eles um amigo da web que sabe representar muito bem esta arte, em seu blog.
Esta pergunta poderia se resumir apenas em:

Conhecimento cultural. Mas pode ser bem mais que isso. Ela pode ser transformadora a ponto de mudar não só a vida mais um entender total de uma realidade ainda que ela seja ilusória.
O fato é que todo aquele que se envolve e conhece a sua essência torna-se diferente e apto a reconhecer a sua própria realidade.
Arte é tudo isso e mais um pouco.
Através dela uma cidade inteira pode ser transformada, a exemplo disso temos um artista plástico que resume esta história, Bel Borba. Escolhi falar do Borba, pois é quem mostra e espalha seu trabalho como artista plástico por quase toda a cidade, de maneira que toda a população participa.
Sua arte pode ser vista dos mais simples aos mais nobres bairros de Salvador na Bahia.
Sendo assim todos, ricos ou pobres  participam desta grande galeria.
Borba é formado pela Universidade Federal da Bahia, possui ateliê na cidade de Salvador, suas obras podem ser vistas em museus,  prédios, encostas e até muros de casas. Em áreas particulares ou não seu trabalho encanta à todos e de alguma forma faz com que cidadãos conheçam ou se interessem por ela, a arte.

Fotos: Internet.

7 comentários:

  1. É o que digo sempre e o que pude constatar.
    A maioria das pessoas, não tem a menor idéia do que seja a arte transformadora. Tem acesso apenas a essa cultura de massa e por isso dizem não gostar de arte. A maioria não tem idéia, do quão importante é a arte e de como existem trabalhos surpreendentes por aí. De cair o queixo.
    Dizem que o povo escolhe o que quer ver. Mentira! Escolhem para o povo, aquilo que ele deve ver, ou seja, algo que não o faça desenvolver o senso crítico. Assim... cada vez mais, teremos pessoas incapazes de pensar.

    Bjs
    Balaio Variado

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo você tem toda razão. Principalmente quando diz que a maioria tem acesso apenas a cultura de massa. O verdadeiro incentivo à cultura, está caminhando em passos lentos. Precisamos compreender que não é necessário ser um artista para compreender a arte em si. Todos podem e devem admirá-la. "Numa visita a um museu uma das crianças me perguntou: Tia não entendo nada disso, como vou ver estas esculturas? foi aí que perguntei para ele: você gosta do que vê, ele respondeu que sim e ainda me eplicou o que estava sentindo ao ver as imagens." É isso que importa. Senão, jamais haveria exposições, onde leigos porém amantes da arte se encontram.

    ResponderExcluir
  3. a cultura adquirida através dos vários tipos de arte, e as minhas preferidas são música, cinema e literatura, exatamente nesta ordem, nos torna livres.

    obrigada pela visita no meu manga chupada.

    ResponderExcluir
  4. além do manga tenho o rebloggando, com cujo openid assinei o comnt acima, e tenho o mundo é uma assadeira ... sou exagerada, e já que vc conheceu um, pq não conhecer todos os meus bloggs?????

    ResponderExcluir
  5. achei tão interessante as palavras por você utilizadas para descorrer sobre a Arte como um todo como as mesmas utilizadas para cararcterizar as obras do baiano, que por sinal são show de bola e remetem a um estilo único e marcante, se tratarmos por questões de escolhas de cores e intenções propostas....

    fiquei super empolgado com a leitura, assim como pela homenagem rsrsrs

    bjus carinhosíssimos
    Bronx (...)

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada digo eu pelas palavras colocadas por você meu caro, com um pouco de exagero mais me deixou muito feliz em saber que gostou. Ele é mesmo muito bom no que faz e eu sou meio suspeita pois além de ser conterrâneo faz um dos trabalhos que mais admiro em termos de arte, Mosaico.

    Gosto de falar de arte e artesanato por aqui, mas em termos sociais, de uma forma mais abrangente, tenho um "canal" só para isso. Pois é este o meu foco em termos de mudanças.

    Obrigada mais uma vez por sua super, mega, hiper, presença, em meu cantinho, espero que me visite outras vezes se assim lhe convier, para tomarmos um chá. rsrsrs!!!!

    Bjinhos!!!!

    ResponderExcluir
  7. Certo, eu acho que ainda dá para abrir portas desse seguimento... Vai depender de mais ação por parte dos artistas de forma efectiva. Algo para as pessoas pensarem na utilização de composições em seu meio social e pessoal de forma à lhes tarzer mais diversão e alegria!

    Assim creio. De qualquer forma te recomendo vivamente ver como eu dou provas de como o trabalho artístico pode abrir portas se contar com entusiasmo!

    Aqui o link da postagem: http://bit.ly/hrK0ym

    Óptimo artigo ( :

    Até mais...

    ResponderExcluir

Olá amigo(a),
comente sobre este texto, sua opinião é muito importante para nós.
Abraços apertados!

Enquanto houver Jesus no coração, haverá Sorrisos, palavras de Carinho, gestos de Amor, Solidariedade e Respeito. Assim, sempre existirá o Natal.

cópias somente com autorização do autor

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test
myfreecopyright.com registered & protected

Categorias